Quantidade de Páginas visitadas

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL GOTTLIEB MÜELLER


A Escola Estadual Gottlieb Müeller – Ensino Fundamental está situada à rua Bom Jesus de Iguape, 3333, Bairro Boqueirão, nesta capital.
A escola foi criada pelo Decreto nº 797, de 02/07/1979 e teve seu curso reconhecido através da Resolução Secretarial nº 2818, de 30/11/1981. Atende alunos de 5ª a 8ª série, em três turnos, oriundos do bairro do Boqueirão e demais bairros vizinhos, entre eles: Hauer, Guabirotuba, Vila Edy, Uberaba, Vila São Paulo, Alto Boqueirão e Xaxim, como também recebe alunos do centro e do município de São José dos Pinhais.
A escola foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1979, no governo de Jayme Canet Junior, sendo diretor fundador o Professor Alcindo Maoski. Dessa data até os dias atuais foram também diretores os professores Dileto Mariani, Marilisa Costa Rosa, Laurita Stoco e Antonio Aparecido Natel Gaspareto, este último em exercício.
A escolha do nome do patrono, Gottlieb Müeller, deve-se ao mérito que esse grande industrial do Paraná tem em ser enaltecido e para sempre lembrado através de uma instituição pública eminentemente educativa, a escola, já que tanto primou pela educação dos jovens. Vindo da Suíça em 1843. Gottlieb Müeller chegou primeiramente em Santa Catarina, mas foi no Paraná que veio a se estabelecer e, em 1878, marcou o inicio da indústria metalúrgica paranaense fundando a Metalúrgica Müeller, que se situava à rua Mateus Leme, esquina com Barão de Antonina, onde hoje é o Shopping Müeller.
Além de um homem de notável cultura e grande visão tecnológica, promovia em sua empresa o aprendizado dos jovens, proporcionando-lhes formação profissional, e ainda dando-lhes assistência médica muito antes da existência de órgãos competentes prestadores desses serviços, sendo assim o precursor da Previdência Social no Brasil.
Sob os auspícios de tal patrono, o que nossa escola quer e deseja é que se efetive a cada dia um ensino de qualidade, expresso em seu Projeto Político-Pedagógico e em sua Proposta Curricular, capaz de preparar os adolescentes e jovens que freqüentam suas salas de aula para participarem efetivamente da sociedade como cidadãos conscientes de suas obrigações e capacidades de promotores de vida pacífica e produtiva.

Curitiba, março de 2000.


Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito